UM ANO DEPOIS!

Um ano depois, vamos ver o que mudou:

     Consegui um tempo entre diários (não tenho mais problema com os diários desde o dia em que eles deixaram de ser semanários ou mensários, registro tudo no final de cada aula e no dia de planejar nem preciso vê-los) e filósofos alemães para escrever um post maior sobre o início da segunda temporada do Bolsa da Márcia. Bom, cheguei em Trairi no dia primeiro de outubro apenas com uma bolsa de viagem, a minha situação nas três escolas ainda não tinha sido resolvida e eu preferi esperar um pouco para trazer meus móveis. Eu tinha conseguido um ótimo apartamento em um fim de mundo chamado Canaã, povoado de Trairi, que fica a 18km do Centro, era mais prudente morar lá porque eu tinha aulas à noite. Mas as três escolas não conseguiram ajustar os horários e depois de um mês insistindo com o setor administrativo de Itapipoca, consegui ficar em duas escolas no Centro de Trairi \º/(Em 2011 eu consegui me lotar em uma só escola, a melhor, a que fica quase em frente ao prédio onde moro)
Graças à Deus eu consegui um outro ótimo apartamento, agora no Centro (quero me mudar para um canto mais barato), dá para ir caminhando pra tudo: banco, lotérica, agência dos correiros, farmácias, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, lan house, praças, hospital, auto escola, DETRAN, delegacia (tem ronda do quarteirão passando o tempo todo em frente a minha casa) e para uma das escolas, a outra fica a 2km do apartamento, posso ir no ônibus da escola de graça ou de bicicleta, a pista é um tapete até lá. As praias são maravilhosas, a de Flecheiras fica a 11km e a de Mundaú, a 17km, posso ir de moto táxi por sete reais ou de ônibus, por dois reais. A maior parte dos alunos mora na zona rual, muitos tem que viajar mais de uma hora para chegar na escola, os ônibus do governo vem deixá-los e buscá-los, pego carona na porta do meu prédio. E para quem achava os nomes das cidades de Piripiri, Pau dos Ferros, Oeiras e Surubim engraçados, agora eu tenho alunos de povoados chamados Purão, Chão Duro, Feijão, Gurguri, Gualdrápas, Gamileira, Tamanduá e Passa Lição :P Quanto aos alunos, há muitas turmas ótimas, outras um pouco difíceis, mas eu sempre tento dar exemplos que tenham a ver com o cotidiano deles, peço para os “malas” fazerem a chamada e ficar responsáveis pela sala quando eu tenho que me ausentar por alguns instantes.
Os alunos da noite são os mais difíceis, mas muito engraçados, na semana passada, um deles fez a chamada e uma menina respondeu: “Faltou, tá bem doente”, e ele “Tá bem ou tá doente? , outro chamou Descartes de malouqueiro e um me deu um exemplo de frase parecida com o “Penso, logo existo”, desse jeito “Minha mãe me bate, logo sou danado.”. Às vezes são chatos, pedem para ir ao banheiro o tempo todo, para beber água, dizem que eu passo leitura demais e peço muito para eles escreverem (hehehe), mas também são muito carinhosos e me respeitam muito, até os mais danados se calam e obedecem quando a gente chama atenção, o pessoal daqui ainda tem o bom hábito de respeitar o mais velhos (isso não quer dizer que eu esteja me chamando de velha, viu?). Muitos deles tem o desempenho muito fraco, mas também há meninos que tem uma ótima capacidade de síntese e de questionamento, como os que ganharam um computador do governo por terem conseguido uma boa nota em uma prova anual chamada SPAECE. (Nesse ano eu conheci ainda mais pessoas inteligentes e interessadas). Infelizmente tenho que parar por aqui, mas, em breve, trarei mais notícias sobre o meu exílio paradisíaco. E assim, a garota que estava presa em um “castelão” sem finais de semana, sem feriados, e, algumas vezes, sem festas de final de ano, assinou a sua “carta de alforria” no dia 20 de setembro de 2010.

     Aqui não é um lugar ruim, mas eu quero ir para mais perto da minha terra, e hoje falta um ano, 11 meses e 18 dias para eu começar a mudar de lugar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s