NECESSAIRE

     Depois desse “devir” todo que foi o ano de 2010, agora, mais tranquila, tenho lembrado de algumas coisas que ouvi e não fiz a devida reflexão por falta de tempo hábil. No ano passado, alguém me ligou para me dar os parabéns por ter passado no conscurso, apesar de eu não fazer parte da “elite” da Filosofia. Ah, tá, é que eu nunca tentei medir o tamanho das tranças do rei careca, né? Eu estava tão feliz na hora que nem lembrei de dar esta resposta: “Elite? Eita, vaidade acadêmica!”. Acho que deixei pra lá porque tenho um amor fraternal muito grande por quem me falou isso, e depois, naquela época, eu só estava preocupada com a opinião da bancada, que graças à Deus eu consegui convencer.

     E quais são as características de uma pessoa que faz parte da elite da  Filosofia? Ela tem que passar no mestrado? Ela tem que tirar apenas notas altas? Falar com propriedade sobre a fenomenologia do espírito ou saber todas as categorias de Descartes? Sorry, my friend, como disse um colega do curso de formação do concurso: “Naquela prova, quanto mais especialista, maior era a chance de a pessoa se dar mal.”. E eu, que sempre fui meio “perdida” no mundo das ideias, meio sem identidade, pude visitar vários cantos da invenção grega, sempre levando comigo apenas o que era muito relevante. E não é que o que eu tinha na “nécessaireera justamente o que me pediram!  

One thought on “NECESSAIRE

  1. O que mais me chamou a atenção nessa estória de vaidade acadêmica foi quando você disse que estava no curso de formação e houve aquele diálogo, que transcrevo agora:

    boçalzinho: eu sou platônico
    Idiotazinho: eu sou kantiano
    Manézinho: eu sou nietzschiano
    e daí eles perguntaram a você:
    Grupo de bacacas: e você Márcia, você é o que:
    e você brilhantemente respondeu:
    Márcia: eu sou Márcia Araújo.

    Adorei; deixemos os arrogantes com sua arrogância e vamos ao que realmente interessa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s