PROFESSORA DO ESTADO DO CEARÁ

Quando o edital foi publicado eu já estava há quase três anos longe dos livros de Filosofia e  era certo que a maior parte dos concorrentes estava concluindo o curso ou já ensinava a disciplina há anos, não seria tão fácil passar. Mesmo assim, meio sem fé em mim, comprei a apostila e fiz a inscrição.

Em novembro de 2009 o meu nome estava entre os dos 170 professores que passaram para a segunda fase: a prova prática, que aconteceu no dia 13 de dezembro do mesmo ano. Fui ao Colégio Militar de Fortaleza, na Avenida Santos Dumont, para falar em 20 minutos sobre o tema que foi sorteado 24h antes da apresentação. Saí arrasada, tinha certeza da reprovação, aquela não era eu, não era a aluna que gostava de falar nos seminários da UFC, não era a integrante do Centro Acadêmico de Filosofia . . .  era uma Márcia nervosa, escrevendo na lousa com a mão tremendo.

Mas Deus – sempre Deus, me ajudou e o meu amigo André ligou para dizer que eu tinha sido aprovada.

– Márcia, saiu o resultado da segunda fase do concurso.

– É? Você passou, é claro!

– Você passou!

– Eu, Márcia Araújo da Costa?

– Sim, passou!

– Sério?

– A banca te aprovou!

– Deixa de brincadeira . . .

Era verdade. O curso de formação teve 180h/a e durou quatro semanas. Às sextas, o horário era de 18:00 às 22:45, aos sábados e aos domingos, de 08:00 às 18:00, fora os exercícios do ensino a distância e a prova final, de 60 questões, 30 sobre didática e direito e 30 sobre Filosofia. Para garantir a minha vaga eu teria que acertar pelo menos 80% da prova. Eu passava mais de 30 horas sem dormir por causa do trabalho de 00:00 às 06:00 e ainda precisava cumprir as atividades do ensino a distância durante a semana. Superação dos limites.

Acertei 90% da prova e garati a vaga. Em junho/2010 fui convocada para exames médicos admissionais e apresentação de documentos. Tudo certo. Lotada em três escolas de Trairi, 40h.

E tudo está apenas começando. Vou fazer uma especialização no campus da UECE em Itapipoca para aumentar  40% do salário depois do estágio probatório e estudar para fazer meu mestrado. Tenho muita vontade e muita fé em Deus em realizar!

One thought on “PROFESSORA DO ESTADO DO CEARÁ

Deixe uma Resposta

